Fev

ATUALIZAÇÃO SOBRE A FEBRE AMARELA EM TEIXEIRAS

(0 votos)

A Secretaria Municipal de Saúde de Teixeiras, está atenta a situação atual de surto de Febre Amarela que vem ocorrendo em nossa região, desde o dia 08 de janeiro e vem adotando uma série de medidas com foco na prevenção da doença em nosso município.

Somente no mês de janeiro foram aplicadas 3500 doses da vacina.Nossa estimativa de cobertura vacinal é de 90% da população o mais rápido possível.

Equipes volantes percorreram 100% de nossa zona rural, passando de casa em casa para verificação do cartão de vacinação e aplicação da vacina quando necessário.

A partir do dia 15 de janeiro, o município pautou-se preventivamente na nota técnica nº 94/2017 do Ministério da Saúde, estendendo a vacinação para idosos e gestantes após avaliação da equipe de saúde.

Ampliamos o horário de funcionamento das unidades de saúde com foco nos moradores que trabalham em outros municípios, garantindo a eles a oferta da vacina.

Até o presente momento, foram encontrados 9 primatas mortos na zona rural do município, sendo que 1 deles estava em estado que permitia estudo para Febre Amarela, sendo encaminhado para avaliação ao laboratório da FUNED, (laboratório do Estado referência em diagnóstico de doenças). Estamos aguardando o resultado para confirmar ou não a epizootia.

A Secretaria Municipal de Saúde, confirma um caso de Febre Amarela com evolução à óbito em nosso município, porém, a doença não foi contraída em Teixeiras, sendo alertado o município onde a doença provavelmente fora contraída conforme orientação da GRS/Ponte Nova.

Realizamos duas ações de aplicação de adulticida de ultra baixo volume (fumacê) pela equipe de vigilância em saúde, após autorização da Superintendência Regional de Saúde de Ponte Nova (SRS), no Bairro Osvaldo Amaral, pela proximidade da mata e onde encontramos 2 primatas e também no Bairro Bela Vista.

Ressaltamos ainda que vacina contra a Febre Amarela, encontra-se disponível todos os dias nas quatro equipes de Saúde da Família eno próximo dia 07 de fevereiro todas Unidade de Saúde permaneceram abertas até as 20h para oferta da vacina.

Vale lembrar que uma dose da vacina é suficiente para proteger durante toda vida, portanto, quem já tomou a vacina, não precisa se vacinar novamente.